Em duro pronunciamento feito na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (2), o líder da Bancada do PT, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), denunciou o “rolo compressor” do grupo liderado pelo governo ilegítimo de Michel Temer, e a afronta ao regimento interno e à Constituição Federal patrocinado pelo chamado “blocão” que comanda a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
“Aqui, mais uma vez, estão pisoteando o Regimento Interno e a Constituição Federal, ao não permitirem que a Minoria faça parte da Mesa Diretora, como está previsto no artigo oitavo, parágrafo terceiro”, denunciou Zarattini.
“O que foi feito? Constituíram um bloco, chamado de ‘Blocão’, que ocupou todos os cargos da Mesa, excluindo não apenas a Minoria, mas outros partidos com posições diferentes. Isso não é bom para a democracia e para o debate político”, alertou o líder do PT.
Zarattini esclareceu ainda que o cargo de suplência não compõe a Mesa Diretora. Ela é substituta eventual nas faltas de algum membro da Mesa Diretora. Por isso, consideramos que não foi respeitado o direito da Minoria”, reiterou.
A exigência da Bancada do PT é que o debate político e a democracia sejam respeitadas. “Não podemos concordar com aqueles que apoiam essa ideia. Não podemos concordar com aqueles que apoiaram a interrupção do processo democrático em nosso País e contribuíram para o golpe político que tirou do poder uma presidenta legitimamente eleita, a presidenta Dilma”, ressaltou Zarattini.
O líder petista frisou que o PT compôs um bloco com o PDT e com o PCdoB para se contrapor a “esse rolo compressor, um rolo compressor que quer inclusive fazer com que seja aprovada a toque de caixa uma medida que vai mexer com milhões de trabalhadores brasileiros, que é a reforma previdenciária e a reforma trabalhista”.
Zarattini concluiu destacando que a luta contra o governo ilegítimo e o seu “Blocão” na Câmara ocorrerão em todos os espaços. “Nós vamos lutar, não apenas neste plenário, mas em todos os cantos deste País. Em todos os municípios, vamos mobilizar o povo brasileiro contra essa reforma da previdência, vamos mobilizar o povo brasileiro contra a reforma trabalhista, vamos fazer com que em cada cidade o povo brasileiro se manifeste”, anunciou.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara