O deputado Weliton Prado (PT-MG) comemorou o anúncio da incorporação da vacina contra HPV ao calendário de vacinação do Sistema de Único de Saúde (SUS). O deputado apresentou requerimento pedindo a inclusão da vacina contra o HPV ao calendário básico anual de imunização. “Vamos continuar lutando para que o benefício seja estendido para outras faixas etárias entre as mulheres e para os homens também”, disse.
No requerimento, Weliton Prado cobra que a vacina seja estendida às mulheres e que os homens também sejam imunizados, já que estudos apontam o país como um dos líderes mundiais de incidência de HPV.
“Estudos já apontam que a doença atinge os homens também. Em ambos, o vírus pode causar câncer. A doença é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero, preferencialmente entre mulheres de 15 e 25 anos. Publicação na revista científica The Lancet, que analisou voluntários saudáveis no Brasil, México e Estados Unidos, apontou que HPV já atinge cerca de 50% dos homens. O registro menor entre o sexo masculino pode ser pela baixa procura dos homens pelos serviços de saúde”, afirmou Prado.
Assessoria Parlamentar