Washington Quaquá (RJ)

Washington Quaquá é uma figura proeminente no cenário político brasileiro, destacando-se como deputado federal eleito pelo PT-RJ com a expressiva votação de 113 mil votos. Originário da Favela do Caramujo, em Niterói, Rio de Janeiro, Quaquá tem suas raízes fincadas nas lutas sociais desde cedo.

Graduado em Sociologia, ingressou no Partido dos Trabalhadores aos 14 anos, em 1985, trilhando um caminho de engajamento político e liderança. Sua trajetória ascendente culminou na ocupação de cargos de destaque, incluindo a direção estadual do partido em 1990 e sua atual posição como membro da Comissão Executiva Nacional do PT, ocupando a Vice-Presidência Nacional da legenda.

Em 2008, Quaquá foi eleito prefeito de Maricá – RJ, tendo sido reeleito em 2012. Sua gestão ficou marcada por dois pilares fundamentais: a Tarifa Zero e a Moeda Social Mumbuca. Com a implementação da Tarifa Zero, Maricá se tornou o primeiro município com mais de 100 mil habitantes a adotar um programa de transporte público gratuito. A Moeda Social Mumbuca, por sua vez, posicionou Maricá como um centro de inovação econômica ao promover uma economia circular, cujo objetivo é distribuir renda de maneira equitativa, beneficiando diretamente as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Tais políticas extrapolam a gestão de Quaquá como prefeito, pois seu sucessor, Fabiano Horta, também do PT, seguiu consolidando e expandindo as conquistas petistas, sendo reeleito em 2020. Com isso, Maricá acumula oito mandatos de liderança progressista, iniciados por Washington Quaquá e continuados por Horta, tornando-se uma referência em políticas públicas não apenas para o Brasil, mas também para o mundo.

O reconhecimento de sua dedicação e comprometimento com o país e, em especial, com o Estado do Rio de Janeiro, foi consagrado com a medalha Tiradentes em 2023, uma honraria que destaca sua luta em prol do bem-estar da população.

Além de sua atuação política, Quaquá é escritor e autor dos livros “Da Favela ao Poder” e “Cabeça nas Nuvens”, obras que ampliam seu impacto e contribuição para o debate político e social, evidenciando sua multifacetada dedicação ao serviço público e ao progresso da sociedade.

Washington Luiz Cardoso Siqueira

Nascimento: 31/5/1971

Naturalidade: São Gonçalo (RJ)

Profissão: Sociólogo

Gabinete:  Gabinete 313 – Anexo IV –  (61) 3215-5313

https://twitter.com/quaqua1313

https://www.facebook.com/WashingtonQuaqua/

https://www.instagram.com/washington.quaqua.5/ 

https://www.tiktok.com/@quaquaoficial

ÚLTIMAS POSTAGENS