O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) encaminhou à Secretaria da Geral da Mesa da Câmara de Deputados duas indicações ao Ministério da Educação, defendendo a criação de duas universidades federais na Bahia: a do Sudoeste, a ser sediada em Vitória da Conquista; e a da Serra Geral, a ser sediada ou no município de Caetité ou de Guanambi.
A indicação se justifica, segundo o parlamentar, devido ao fato da Bahia possuir uma população aproximada de 14 milhões de habitantes, dentre eles 2 milhões de jovens de 18 a 24 anos, em condições de frequentar uma universidade.
Ele anunciou a iniciativa da indicação em pronunciamento, em plenário, destacando que a Bahia, por 59 anos, manteve apenas uma universidade federal. “Infelizmente, por força de uma visão mesquinha, pequena e restrita das elites baianas no que diz respeito ao ensino superior, amargou um atraso de muitos e muitos anos”. O déficit de vagas só não é maior por conta da política adotada pelo Governo do PT. ” Foi preciso elegermos o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva para que duas novas universidades fossem instaladas em nosso estado: a do Recôncavo e a do Vale do São Francisco, esta dividida com o Estado de Pernambuco”.
Assessoria Parlamentart