Waldenor defende debate sereno sobre conjuntura política nacional

WALDENOR-PLENARIO-01-12

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

Em discurso proferido na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (1º), o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) disse que temas da conjuntura nacional como democracia, reforma política, representação e participação popular devem permear o debate da sociedade brasileira. De acordo com o deputado, passado o embate eleitoral, as lições que ficaram desse processo possibilitará um debate “sereno”, “amplo” e “profundo” que esses temas exigem.

“O aspecto mais positivo da conjuntura é que tem se tornado absolutamente claro que o aprofundamento da democracia é uma tarefa da qual a sociedade não vai se furtar. Não vai ser uma batalha de dois ou três idealistas, ou das bancadas de alguns partidos nas casas legislativas”, avaliou o Waldenor Pereira.

Nessa perspectiva, o deputado lembrou que o Partido dos Trabalhadores traz no DNA a preocupação com o aprofundamento da democracia. Ele frisou que desde o início da formação do PT, a consolidação do Estado democrático esteve no centro das atenções da agremiação e essa é uma das principais razões de existirmos como agremiação partidária. “Não escondemos o orgulho de termos contribuído para a expansão da cidadania no Brasil, seja no campo propriamente político, seja no campo social e econômico”, disse.

O petista analisou que, apesar de todos os avanços conquistados, há um certo desconforto da sociedade com o funcionamento das instituições políticas. Para ele, seria um erro desvalorizar o surgimento desse sentimento de mal-estar, mesmo sabendo que a “má vontade” com a democracia tem origem numa parcela de setores sociais que “perderam privilégios com o fortalecimento das camadas populares”.

“Falo com a tranquilidade de quem registrou a ambiguidade da situação que estamos vivendo, quase com as mesmas palavras com que o faço agora, bem antes de o desconforto popular começar a se expressar, inclusive nas ruas, com a força que adquiriu no último ano. Enfrentamos o desafio de proteger o que já alcançamos em termos de avanço institucional, ao mesmo tempo em que preparamos os passos que nos faltam no caminho da democracia”, reiterou Waldenor Pereira.

Reforma Politica – O deputado contou que ao longo do debate sobre Reforma Politica, na comissão especial da Câmara que tratou do tema e da qual ele fez parte, constatou-se a  vontade da população de participar ativamente da “regeneração” institucional do país. Segundo ele, as manifestações populares de junho de 2013 apontaram para a necessidade de uma reforma política. Como exemplo dessa necessidade apontou para a proposta de iniciativa popular para a  realização de plebiscito a respeito da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político que obteve cerca de sete milhões e meio de pessoas de assinaturas favoráveis.

“Por que essa iniciativa merece destaque? Justamente porque ela é a manifestação mais clara da capacidade de organização e mobilização da sociedade brasileira. Há uma militância social, política e cultural no Brasil que não pode ser esquecida ou subestimada”, reconheceu.

De acordo com Waldenor, o plebiscito popular representa “um importante instrumento de mobilização e de discussão massiva das grandes questões nacionais. Se ele colocou nas ruas um tema do porte de uma constituinte sobre o sistema político, o Congresso Nacional não pode deixar de discuti-lo”.

Representação – De acordo com Waldenor,  a representação trata de uma responsabilidade, principalmente dos detentores de mandato de representação política. “Para nós, que estamos no Congresso Nacional por escolha popular, o ponto de partida de qualquer atitude transformadora é nos imbuirmos da dignidade de nosso cargo”, afirmou.

Participação Popular – O petista disse estar convencido de que as pessoas que se colocaram contra o Decreto nº 8.243/14, da presidenta da República, que explicitou o compromisso do governo com uma administração participativa, não perceberam sinalização  importante ao dar sinais concretos à população de que ela nunca mais seria mera expectadora das decisões públicas.  Para Waldenor,  “sem sinais claros nesse sentido, a frustração com a política irá apenas crescer, prejudicando o funcionamento dos próprios órgãos estatais de representação”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100