Waldenor coordena debate sobre Lei de Responsabilidade Educacional

waldenorpereira1O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) assume nesta terça-feira (22), a presidência da comissão especial que discute o projeto de lei (PL 7420/06), que trata da Lei de Responsabilidade Educacional.  Ele substitui o deputado Newton Lima (PT-SP),  que preside  a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

A intenção do colegiado, segundo Waldenor Pereira,  é construir um projeto de lei  com a colaboração da sociedade, do governo e de representantes da educação  “que garanta a melhoria da qualidade da educação básica no país  e, ao mesmo tempo, defina penalidades para os gestores públicos que descumprirem a Lei de Responsabilidade  Educacional  e a Constituição Brasileira”.  O deputado afirmou, no entanto, que  a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) , na Comissão de Educação e Cultura é  “fundamental “ para a construção da Lei de Responsabilidade Educacional, discutida no Congresso desde 2006.

O PL 7420/06  determina que a educação básica, em cada rede e sistema de ensino do País, obedeça a critérios obrigatórios de qualidade, entre os quais a jornada escolar universal em tempo integral,  de pelo menos sete horas diárias no ensino fundamental, e de cinco horas no ensino médio.

Pelo projeto, a qualidade do ensino básico será periodicamente aferida por processo nacional de avaliação escolar, conduzido pela União, por intermédio do Ministério da Educação. E os gestores públicos serão responsabilizados pela obtenção dos padrões mínimos de qualidade. Segundo a proposta, o descumprimento dessas regras será considerado crime de responsabilidade, infração político-administrativa e ato de improbidade administrativa, dentre outras punições.

O colegiado se reúne nesta terça-feira (22), às 17h, no plenário 11.

Ivana Figueiredo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também