MARIANA: ACORDO SOB MEDIDA PARA A SAMARCO

PadreJoao FOTO LucioBernardoJr AgenciaCamara

Vítimas da tragédia da barragem de Mariana (MG), representantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) e procuradores do Ministério Público criticaram nesta quarta-feira (25) o acordo realizado entre a União, os governos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e as empresas Samarco, Vale e BHP Billinton. Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo deputado Padre João (PT-MG), as principais críticas se concentraram na falta de participação popular na construção do acordo e na consequente falta de assistência aos atingidos pela tragédia.

O acordo entre as partes foi homologado pela Justiça Federal no inicio deste mês e, entre outros pontos, prevê medidas voltadas à reparação social, ambiental e econômica dos danos causados pelo rompimento da barragem. O acordo prevê investimentos totais de até R$ 20 bilhões, que devem se prolongar por cerca de 15 anos.

O coordenador Estadual do MAB, Thiago da Silva, afirmou que a tragédia foi provocada pela combinação da negligência do Estado na fiscalização das atividades da Samarco (controlada pela Vale e BHP Billington) e pela ganância da mineradora que economizou na segurança para aumentar os lucros. Para ele, o mínimo que poderia se esperar é que um acordo para minimizar os danos causados tivesse a participação da população atingida.

“Pelo acordo, o comitê que vai acompanhar a execução dos projetos e ações voltados à população atingida só vai contar com órgãos do governo. E onde está a participação das famílias? Não participaram da construção do acordo e nem vão participar da aplicação. E quem fez todo o problema (rompimento da barragem) vai coordenar o processo. Está tudo errado”, disse indignado.

Em defesa da Samarco (mineradora responsável pela barragem), José Luiz Santiago, representante da empresa, disse que várias ações para minimizar o sofrimento da população atingida já foram adotadas. “Já estamos trabalhando no assentamento de famílias e na antecipação de ações de indenização e de recuperação de bens culturais e de atividades econômicas produtivas”, garantiu.

Sobre as indenizações, Regiane Lordes, também atingida pelo rompimento da barragem, acusou a Samarco de adotar critérios próprios para conceder alguns dos benefícios. “Alguns recebem, e outros na mesma condição não. E quando perguntamos na empresa porque isso ocorre simplesmente ele dizem: não sei”, revelou.

Para Débora Duprat, procuradora dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, essa diferença de tratamento ocorre justamente porque a população não foi ouvida no processo de construção do acordo. “Esse acordo viola os direitos humanos, porque foi feito sem a participação dos atingidos pela tragédia. Da forma como foi feito, não pode ter validade, porque negligencia a população mais pobre. É lamentável!”, disse.

Revisão – O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Padre João, disse que o colegiado vai propor a revisão do documento para garantir a participação da população nas ações de recuperação social e econômica na região atingida.

“Vamos dialogar com as comissões de Direitos Humanos da assembleia legislativa de Minas Gerais e do Espirito Santo para forçar uma revisão desse acordo, que hoje serve apenas para dar uma satisfação à sociedade, mas que não atende os problemas causados pela Samarco, a Vale e a BHP Billinton”, afirmou.

Também participou da audiência pública a deputada Erika Kokay (PT-DF), além de representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Héber Carvalho

Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Câmara

 Ouça o Deputado Padre João na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100