Visita de Obama confirma importância do Brasil no mundo, avaliam petistas

Obama_DilmaDeputados da bancada do PT na Câmara avaliaram que a vinda do presidente norte americano, Barack Obama ao Brasil poderá resultar no fortalecimento das relações comerciais entre os dois países, além de mostrar ao mundo a importância que o Brasil tem hoje no cenário mundial.

Obama chegou ao Brasil no último sábado (19) e deixou o país na manhã desta segunda-feira (21), rumo ao Chile, onde dará sequência à sua visita aos países da América Latina.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que a visita do presidente dos Estados Unidos registra “mais um marco positivo” da primeira etapa da gestão Dilma. “A visita mostra o respeito e a importância que o Brasil tem hoje no mundo. É uma marca importante da Dilma”, afirmou.

Para o deputado Arlindo Clinaglia (PT-SP), ao reconhecer a importância da economia brasileira no cenário mundial, Obama sinaliza para o Congresso norte americano que é hora de acabar com a resistência à aproximação entre os dois países. “Ao dizer para o mundo que o Brasil está em outro patamar, Obama manda também uma mensagem ao público americano para quebrar a resistência ao Brasil. A partir do momento em que o Brasil se destacou internacionalmente pela sua economia, no gerenciamento da crise e no combate à pobreza, o mundo se voltou para as nossa política econômica”, acrescentou.

Para a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), a visita reforça o peso da economia brasileira no cenário mundial, além de reaproximar os dois países. “Foi uma visita produtiva para o Brasil e também para os EUA, que tem interesse em participar mais do mercado brasileiro. O Brasil mostrou para o mundo que consegue superar, de forma sustentável, dificuldades econômicas e sociais. Somos uma grande economia e, com certeza, continuaremos crescendo sob o comando da presidenta Dilma Rousseff”, destacou.

Já o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que participou do almoço promovido pelo Itamaraty em homenagem a Obama e sua família, afirmou que vai apressar a tramitação dos textos dos acordos, assinados pelos representantes dos Estados Unidos e do Brasil, nos setores econômico, comercial, tecnológico, educacional, social e até espacial. Segundo ele, é fundamentar dar “celeridade” aos processos. “A visita de Obama é um gesto de deferência ao Brasil e demonstra o interesse dos Estados Unidos em manter uma relação profícua com o país”, declarou.

Edmilson Freitas com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também