Vinda de médicos cubanos para o Brasil tem viés humanitário, afirma ministro Patriota

patriotaNELSONPELL
 
O termo de cooperação assinado pelo Ministério da Saúde com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil não tem motivação ideológica. A afirmação é do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, que participou de audiência pública hoje (22), na Câmara. “A contratação dos médicos cubanos não tem viés ideológico, tem viés humanitário, tem a ver com a carência de profissionais em áreas do Brasil”, reforçou o ministro.
 
O ministro Patriota explicou que a contratação dos médicos cubanos por meio de cooperação demonstra que o Brasil está procedendo de maneira correta. “ O fato de a contratação ter sido operacionalizada por intermédio do termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde garante que nós estejamos procedendo nas melhores práticas internacionais. Se houver qualquer incoerência nestas ações ou com aspectos de legislação trabalhista internacional, tenho certeza que a Opas será a primeira a zelar para que isto seja corrigido”, acrescentou.  
 
Ainda de acordo com o ministro, a seleção de médicos cubanos ocorreu porque eles têm disposição para realizar atendimento em cidades carentes de assistência. “Têm muitos médicos cubanos dispostos a fazer este tipo de trabalho. Talvez não tenha, por exemplo, muito médico austríaco disposto a trabalhar no interior do Brasil nas condições que nós estamos querendo atrair, ou seja para trabalhar em áreas carentes do nosso País”, disse Patriota. 
 
O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e que coordenou a audiência pública, reforçou a importância da contratação dos médicos cubanos para suprir a carência de médicos em municípios brasileiros com menos índice de desenvolvimento humano (IDH) e que estão localizados longe dos grandes centros urbanos. “A preocupação do governo é com a qualidade da prestação do serviço e do atendimento à saúde”, afirmou Pellegrino. O deputado lembrou ainda que o contrato dos médicos é temporário e em regime especial. 
 
Mais Médicos – O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (21) que, até o fim do ano, 4 mil médicos cubanos vão chegar ao Brasil para atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Programa Mais Médicos.
 
Participaram também do debate com o ministro Patriota a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e os deputados Dr. Rosinha (PT-PR); Carlos Zarattini (PT-SP); Jesus Rodrigues (PT-PI); Leonardo Monteiro (PT-MG); e Rogério Carvalho (PT-SE).  
 
Vânia Rodrigues 
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
 
 
Leia Mais:
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100