https://www.youtube.com/watch?v=qwJF2ri2oWI
O Brasil tem uma grande riqueza guardada em sua costa maríma: o pré-sal . Nos últimos dez anos, pesquisadores e engenheiros brasileiros, usando técnicas e equipamentos inovadores, confirmaram a existência de petróleo nessa área, que pode chegar a oito quilômetros de profundidade.
O Campo de Lula foi a primeira área na produção de pré-sal brasileiro. E a localização da jazida de Libra marcou a maior descoberta de petróleo do Brasil e uma das maiores do mundo. O que praticamente dobra as reservas brasileiras e assegura nossa autossuficiência por décadas.
A descoberta do pré-sal transformou as perspectivas de produção de petróleo e provocou um grande debate no país. Em 2010, com a Lei do Pré-Sal, entrou em vigor o regime de partilha da produção de petróleo apropriado para exploração de grandes jazidas.
Nesse modelo, quanto mais petróleo for produzido, maior será a parte que cabe aos brasileiros. Outro benefício é que os investimentos para explorar o pré-sal partem das empresas vencedoras do leilão. Não do Estado.
Para garantir os interesses estratégicos do Brasil no processo de exploração, também foi criada a Pré-Sal Petroleo S/A . E a Petrobras será a operadora de Libra, com participação mínima de 30% das ações do consorcio vencedor.
A exploração de Libra vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos com o desenvolvimento da indústria naval, pois demandará a construção de plataformas e barcos de apoio. E, ainda, as empresas exploradoras vão contratar equipamentos e serviços de fornecedores brasileiros, fortalecendo o crescimento de vários setores da economia nacional.
Também investirão em projetos de pesquisa e desenvolvimento em instituições brasileiras, gerando mais conhecimento e aprimorando a formação de profissionais do país. Com o pré-sal começa um novo ciclo de desenvolvimento econômico social, com autossuficiência de petróleo e investimentos de grande porte na educação e saúde.
E Libra é só o começo. Outras descobertas estão por vir. Pré-sal. Patrimônio da União. Riqueza do povo. Futuro do Brasil.