Nesta quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados realiza sessão solene em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988.
O líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE) , destacou os profundos avanços sociais, políticos e na defesa dos direitos fundamentais incluídos na Carta. Em sua opinião, um dos desafios, 25 anos depois, é regulamentar diversos artigos e, ao mesmo tempo, assegurar novos direitos no texto constitucional.
Na sessão solene serão homenageadas 54 autoridades, entre elas a presidente Dilma Rousseff, que vai receber a “Medalha Assembleia Nacional Constituinte” de Ouro.
Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas serão distribuídas este ano com o objetivo de reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição.
Também na Câmara, no corredor de acesso ao Plenário, acontece a exposição “Imprensa, Arte e Cidadania: 25 anos da Constituição de 1988”. A mostra retrata, por meio de cartazes, pôsteres, charges e quadros veiculados pela imprensa nacional, o clima político da época. Algumas imagens da exposição destacam a ampla mobilização de movimentos sociais na luta pelos direitos e garantias fundamentais.
Outro evento de comemoração dos 25 anos da Carta de 1988 é o lançamento, pela Câmara dos Deputados, Correios, Ministério das Comunicações e governo federal, de um selo personalizado e carimbo comemorativo.
Equipe PT na Câmara com Agência Câmara.