O programa Bolsa Família, que completou 10 anos em grande estilo. A iniciativa do Governo Federal recebeu da International Social Security Association (ISSA, Associação Internacional da Seguridade Social), entidade fundada na Suíça em 1927, o “Prêmio Issa – Award for Outstanding Achievement in Social Security”, algo como “Prêmio por Realização Proeminente na Seguridade Social” que é considerado o “Nobel social”.
Segundo o comunicado divulgado pela instituição, o Bolsa Família é “o maior programa desse tipo no mundo” e “visa quebrar o ciclo de pobreza intergeracional que pode resultar em dependência social”.
A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que a “premiação internacional reconhece o esforço do país para construir uma rede de proteção social”. Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que para cada real gasto com o Bolsa Família impacta a desigualdade 370% mais que a previdência social e faz a economia girar 240%. Comparado com outras despesas, o programa consome poucos recursos (0,5% do PIB). Os EUA gastam 2% do PIB com programas sociais, e os países europeus ainda mais.
saiba mais: Bolsa Família recebe “Nobel social” e representa vitória do povo para líder do PT
Bolsa Família: dez anos promovendo cidadania e transformando a vida de milhões