Vicentinho recebe lideranças da Contag e apoia pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil

contagvicentinho
Foto: Salu PArente
 
O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), recebeu nesta quarta-feira (21) várias lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) que lhe apresentaram  a pauta de reivindicações para do 20º Grito da Terra Brasil. Entre os principais pontos, as lideranças defenderam a aprovação da Medida Provisória 636/13 que, entre outros pontos, zera dívidas de assentados da reforma agrária e concede linha de crédito para famílias incluídas no Programa Nacional da Reforma Agrária. A MP  está na pauta da Câmara.
 
Os representantes da Contag também defenderam a aprovação de outras propostas que tramitam no parlamento. Entre elas, os projetos de lei que tratam da aquisição e arrendamento de imóveis rurais por estrangeiros (PL 2289/07), de autoria do deputado Beto Faro (PT-PA) e o que dispõe sobre pagamentos por serviços ambientais prestados (PL 792/07 e 5487/09). O PL 792/07 é de autoria do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO). 
 
Sobre a votação da MP 636/13, o líder petista informou que esta matéria deve ser aprovada sem alterações. “Este tema foi discutido no colégio de líderes, e não houve nenhum questionamento”, destacou. Sobre as outras reinvindicações, Vicentinho defendeu a continuidade do dialogo entre a Contag e o PT, e a mobilização da entidade pela aprovação da sua pauta, mas explicou as dificuldades enfrentadas para votar propostas do interesse da maioria da sociedade. 
 
“Esse Congresso não foi feito para representar o interesse dos trabalhadores e dos movimentos sociais mas, sim, o interesse patronal e do latifúndio. Na verdade, estamos aqui de teimosos. Por isso que às vezes conseguimos votar temas do interesse dos trabalhadores e camponeses e outras não”, explicou. 
 
Porta voz das reinvindicações da Contag durante a reunião, a secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Luna, também defendeu a inclusão na pauta de votações da Câmara para este ano das propostas que resultaram das CPMI da Violência contra a Mulher. “As investigações trouxeram dados assustadores sobre o que ocorre contra as mulheres no Brasil”, alertou. 
 
Alessandra Luna disse ainda que a Contag tem confiança no apoio da bancada petista. “A Contag tem identidade com a bancada do PT e esperamos trabalhar de forma afinada para votarmos ainda este ano todos esses projetos”, afirmou.  
 
Héber Carvalho 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também