O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (22) para elogiar ação dos governos Lula e Dilma de atenção especial aos municípios e aos pobres da comunidade brasileira. De acordo com o líder, os governos do PT veem implementando políticas sociais que trazem desenvolvimento, estabilidade econômica e distribuição de renda. “O Brasil está caminhando bem. Os projetos desenvolvidos pelo nosso Governo efetivamente comprovam que estamos no caminho certo”, disse.
Vicentinho lembrou que todas as cidades do Brasil têm recebido verba do governo federal e projetos em parceria com os municípios. Além disso, acrescentou, “existe mais de uma centena de possibilidades, além do Fundo de Participação dos Municípios e do Programa Bolsa Família, de parceria entre a União, os estados e os municípios que melhoram a renda e a qualidade de vida dos moradores dos mais distantes rincões do nosso país”.
Essas ações, acrescentou Vicentinho, “ veem se intensificando a partir do lançamento, em 2011, do Plano Brasil Sem Miséria. De lá para cá, mais de 22 milhões de pessoas foram retiradas da condição de extrema pobreza. Estão nessa faixa os indivíduos cuja renda familiar mensal não ultrapasse 70 reais por pessoa”.
O líder Vicentinho destacou dentre os programas do governo federal, o Bolsa Ativa que tem como objetivo encontrar e cadastrar todas as famílias pobres ainda não localizadas, especialmente aquelas em situação de pobreza extrema. “Muitas dessas famílias vivem em grandes cidades e em muitos lugares distantes ou em outras áreas onde o acesso aos programas e serviços públicos é difícil. A ideia do Busca Ativa é a de que o governo não pode esperar que essas famílias cheguem até ele, é o Poder Público que deve ir aonde está a extrema pobreza”, explicou.
Vicentinho defendeu a parceria e citou a reponsabilidade dos municípios com o programa. “Eles são os responsáveis pelo cadastramento, o seu papel da estratégia de busca ativa é central. As equipes criadas para esse fim são chamadas de equipes volantes de assistência social e para esse mesmo propósito foram aumentados os repasses dos recursos do governo federal para as prefeituras. Para que o Brasil Sem Miséria atenda a quem realmente precisa é fundamental que os municípios se empenhem na atualização dos cadastros, fazendo nova entrevista com as famílias no máximo a cada dois anos. Isso manterá as informações sempre corretas no cadastro único”, enfatizou o líder do PT.
Vicentinho enumerou outros programas implementados pelo governo federal como o Programa Luz Para Todos, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, entre outros e conclamou os prefeitos a conhecerem “as variadas ações, programas e política que a União oferece aos seus parceiros lá da ponta”. Ele disse ainda que qualquer prefeito que vá falar com o Governo é proibido perguntar de qual partido ele é. “Isso é fantástico. Não é à toa que o Governo Lula criou o Ministério das Cidades. Portanto, constatado como o Governo mais municipalista de todos. Não é à toa que inúmeros prefeitos do PSDB e do DEM, prefeitos sinceros, dizem que conseguiram fazer uma boa gestão porque o Governo Lula e o Governo da Dilma os ajudaram”, frisou Vicentinho.
Gizele Benitz