O deputado Vicentinho (PT-SP) ocupou a Tribuna na terça-feira (7) para defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2018 e lembrar todo o legado deixado pelo ex-presidente, com as obras de Transposição do Rio São Francisco. “Venha, companheiro Lula! Vamos conversar com o nosso povo, pois tenho certeza de que, como Presidente da República, você vai reacender a esperança do nosso povo”, afirmou.
Vicentinho lembrou a trajetória de luta do presidente Lula desde os tempos no Sindicato dos Metalúrgicos, na década de 70, durante a ditadura militar e depois a consagração como o melhor presidente da República que o Brasil já conheceu. “Meu companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem eu convivo desde 1977, quando me filiei ao Sindicato dos Metalúrgicos; quando você, companheiro Lula, era presidente desse sindicato. Vivemos as grandes greves, a prisão, a cassação, enfrentamos todos os tipos de dificuldade. Você não desanimou. Você era o nosso guia, levava-nos à luta. Em você, companheiro Lula, eu deposito a maior esperança do mundo”, ressaltou o petista.
O deputado Vicentinho também destacou os avanços registrados no país durante os dois mandatos do presidente Lula e que tiveram continuidade no governo Dilma Rousseff. “Você, presidente Lula, acabou com a fome neste País. Você, Lula, foi o responsável pela geração de milhares de empregos neste Brasil, tirando a juventude do desemprego. Você, Lula, chamado de analfabeto e tratado com preconceito, fez muito mais pela educação do que o presidente anterior, o FHC, que não construiu nenhuma universidade pública; enquanto, você, Presidente Lula, construiu 14. E também 214 escolas técnicas, fora as 78 construídas no Governo da Presidenta Dilma Rousseff. Por isso, companheiro Lula, obrigado por você ter cumprido esta missão!”, afirmou o parlamentar petista.
Transposição – Vicentinho também elogiou as obras de transposição do São Francisco, iniciadas no primeiro mandato de Lula e que estão sendo concluídas. “Este projeto já estava previsto há cerca de 100 anos e nunca ninguém fez. Isso porque a elite não queria levar água para o Nordeste. Tentaram boicotar, mas você conseguiu presidente Lula. Hoje, o Nordeste está em festa. Mesmo alguns tentando tirar vantagem, o povo sabe que foi o presidente Lula quem realizou a transposição”. Vicentinho referiu-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que tenta conseguir dividendos políticos da transposição do São Francisco, obra que criticava quando fazia oposição a Lula e Dilma.
Previdência – O deputado do PT também criticou a reforma da Previdência proposta pelo ilegítimo Michel Temer e que vai de encontro a todo apoio dado por Lula aos mais pobres, aos jovens, aos trabalhadores rurais e às mulheres. “O golpe do Temer não foi apenas tirar a presidenta Dilma, uma mulher digna. O golpe é agora. Os trabalhadores estão ameaçados com esta reforma que o Temer quer fazer”, disse.
Mulheres – Vicentinho homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e lembrou a ex-primeira dama, Marisa Letícia, falecida recentemente, e a presidenta Dilma Rousseff. “Presto homenagem a todas as mulheres do Brasil e, em especial, à companheira Marisa, esposa e companheira de todas as horas do presidente Lula. Também homenageio a nossa querida companheira, Presidenta Dilma Rousseff, cassada injustamente, mulher honesta, mulher que preservava os direitos do nosso povo, hoje ameaçados”, afirmou.
O deputado Vicentinho encerrou seu pronunciamento reiterando que o presidente Lula é a figura mais importante da América Latina. “Você, companheiro Lula, é perseguido porque a elite deste país jamais quis liberdade para o nosso povo. Mas, não desanime, meu companheiro. Siga firme, apesar de todas as tormentas, porque o povo o adora e deposita em você toda a confiança. Aceite o desafio de ser o nosso candidato a Presidente da República. Volte com a esperança do povo brasileiro!”, finalizou o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara