O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), destacou nesta terça-feira (28) a importância da realização de um plebiscito para consulta à população sobre o conteúdo de uma profunda e ampla reforma política, conforme defendeu a presidenta Dilma Rousseff em seu primeiro discurso após a vitória nas urnas.
“Queremos que o povo participe e possa dizer o que quer para o nosso sistema político. É necessário que o Congresso ouça o povo”, disse Vicentinho. Segundo o líder, há uma necessidade urgente da reforma política, e o papel da população é essencial no processo. “ Por isso defendemos o plebiscito e não o referendo, no qual o povo apenas diz sim ou não ao que já foi votado’’. Ele lembrou que ideia é aprovar projeto de decreto legislativo, já em tramitação na Casa, de convocação do plebiscito. “Vamos usar todos os mecanismos para que o decreto de convocação do plebiscito seja votado.”
Mídia – O líder também questionou segmentos da imprensa por tentarem influir nas eleições com a propagação de mentiras e acusações sem provas. Ele citou o caso da revista Veja, da editora Abril, que publicou ‘’matéria’’ de capa com acusações sem sustentação contra a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula. O conteúdo era claramente direcionado a favorecer a candidatura tucana de Aécio Neves, o qual, por sinal, espalhou o material por todo o país, como panfleto de campanha.
Para Vicentinho, a revista está “desmoralizada” e, com o conteúdo panfletário e mentiroso da última edição, deixou clara a necessidade de se democratizar e estabelecer um novo marco legal no setor de comunicações do país, com o fortalecimento também da mídia alternativa aos grandes conglomerados do setor.
Com relação ao preconceito amplamente proferido nas redes sociais contra nordestinos por, especialmente, eleitores das região Sudeste, o deputado acredita que é resultado da incapacidade da elite em aceitar a melhoria de vida de classes mais pobres.
Equipe PT na Câmara