O deputado Vicentinho (PT-SP) manifestou apoio ao desmembramento do Conselho dos Técnicos Industriais e Agrícolas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e a criação do Conselho Profissional dos Técnicos. Hoje, por força de lei, os técnicos, são obrigados a se registrarem no Sistema CONFEA/CREAs.
“Importante destacar que esta iniciativa teve o seu nascedouro no Ministério do Trabalho e Emprego, onde, através da Portaria nº 59, de 2014, instituiu-se o Grupo de Trabalho para avaliar a conveniência do desmembramento dos técnicos agrícolas e dos técnicos industriais do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Depois de realizar inúmeras audiências pelo Brasil, o Grupo de Trabalho julgou oportuno recomendar a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas como órgão fiscalizador dessas profissões técnicas já reconhecidas e reguladas”, lembrou.
Vicentinho disse que a proposta já passou pelo Ministério do Planejamento que se manifestou favoravelmente. “Agora, encontra-se na Casa Civil onde faço um apelo para que a mesma seja enviada ao Congresso Nacional para análise dos parlamentares”, disse.
Para o deputado Vicentinho, a criação do Conselho Profissional dos Técnicos vem ao encontro da política do Governo Dilma em favor do ensino técnico.
Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra