Venezuela: Eleição de Nicolás Maduro fortalece Mercosul, avaliam petistas

Foto: Gustavo Bezerra

Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, foi confirmado no cargo ao ser eleito no domingo (14). Em um resultado dentro do previsto, com a margem de 1,59 ponto percentual, Maduro derrotou o oposicionista Henrique Capriles e vai governar o país até 2019. As eleições foram convocadas após a morte do líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, de quem era vice-presidente.

 Nicolás Maduro, “herdeiro político” de Hugo Chávez, tem 50 anos, é do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) e venceu o pleito com 50,6% dos votos. O oposicionista Henrique Capriles, 40 anos, do MUD (Mesa de Unidade Democrática) obteve 49,07% dos votos.

“A vitória de Maduro é mais que uma vitória da democracia venezuelana, é uma vitória da América do Sul”, avaliou o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ele avaliou que ao escolher o presidente do mesmo grupo que conduziu o país nos últimos 14 anos, o povo da Venezuela confirmou que quer a integração latino-americana e a confirmação do país como integrante do Mercosul. “Para nós Capriles era uma incógnita, ele não tinha uma posição clara sobre a sua política externa e a integração com o Mercosul”, afirmou.

Os desafios de Maduro agora, segundo Dr. Rosinha, serão a de assumir identidade própria, uma vez que ele era o interino de Hugo Chaves. “Ele precisa também tirar a Venezuela da estagnação econômica e social, decorrente dos últimos meses em que o país viveu a doença de Chaves e passou por duas eleições presidenciais”.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) também considerou a vitória de Nicolás Maduro uma sinalização para o fortalecimento da integração do Mercosul.  “Foi uma vitória muito importante para o destino da América do Sul. Agora é trabalhar para o fortalecimento do Mercosul, da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e para integrar a Venezuela nos fóruns internacionais”, afirmou.

Nota – O Partido dos Trabalhadores, em nota divulgada nesta segunda-feira (15), saúda a vitória de Nicolas Maduro e afirma que “mais uma vez as urnas, o voto popular e a democracia decidiram os rumos da República Bolivariana da Venezuela”. O documento é assinado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão; pela secretária de Relações Internacionais do PT, deputada Iriny Lopes (ES); e pelo diretório nacional do PT e secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar.

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100