As compras de Natal realizadas pela internet renderam ao comércio eletrônico R$ 5,9 bilhões, o que representa um crescimento de 37% na comparação com o ano passado. A informação é da E-bit, empresa especializada em comércio eletrônico, que levantou os dados referentes a pedidos realizados de 15 de novembro a 24 de dezembro de 2014.
O crescimento superou a expectativa inicial da empresa, que previa R$ 5,2 bilhões em vendas para o período. No total, foram feitos 15,2 milhões de encomendas, com um tíquete médio de R$ 388,00. A megaliquidação Black Friday, realizada no dia 28 de novembro, representou 20% de todo este faturamento. Considerando os cinco dias de promoção (de 27/11 a 1º/12), as vendas corresponderam a 36% do total.
Segundo a E-bit, a entrada de novos consumidores é outro fator que continua favorecendo o crescimento do e-commerce no País. Estima-se que o acréscimo foi de 1,5 milhão de pessoas neste natal. As categorias com maior quantidade de pedidos foram moda e acessórios, cosméticos, perfumaria e saúde, eletrodomésticos, telefonia e celulares e informática.
A E-bit mediu também as compras realizadas por meio de dispositivos móveis. Se no mesmo período do ano passado elas representaram 4,8% do faturamento total e 4,5% dos pedidos, neste ano passaram para 8,8% do faturamento (crescimento de 82%) e 8,8% do total de pedidos (crescimento de 96%).
Apesar do dado positivo, a imprensa supervalorizou a informação de que as vendas de Natal nas lojas físicas tiveram uma queda de 1,7%, sem que a maioria dos veículos da grande mídia tenha destacado o aumento de quase 40% nas vendas pela web.
PT na Câmara com G1 e Tijolaço