Vanhoni: nossa prioridade é o Plano Nacional de Educação

vanhoni_educa_thumbPresidente da Comissão de Educação e Cultura, o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) aponta como o grande debate da área em 2010 a revisão do Plano Nacional de Educação, que terá que ser analisado com urgência, uma vez que o texto atual, vigente há dez anos, acaba em 31 de dezembro.

Segundo ele, a comissão também vai se empenhar para a aprovação das propostas que criam o Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/05) e o Plano Nacional de Cultura (PL 6835/06), além da revisão da Lei Rouanet (Lei 8.313/91). Vanhoni também avalia como prioritárias as propostas de emenda à Constituição que incluem a cultura entre os direitos sociais previstos na Constituição (PEC 49/07) e obrigam a União a destinar 2% do Orçamento para o setor cultural (PEC 150/03). Em seu primeiro mandato como deputado federal, Angelo Vanhoni é membro titular da Comissão de Educação e Cultura desde 2007.

Quais serão os temas prioritários da comissão neste ano?
O tema de maior relevância é a renovação do atual Plano Nacional de Educação, um conjunto de 295 metas aprovadas pelo Congresso para definir as políticas públicas de ensino na década de 90 e que vai acabar em 31 de dezembro deste ano. Temos ainda o compromisso de trabalhar pela aprovação de todas as propostas da área cultural, como a revisão da Lei Rouanet, a meu ver uma proposta que visa a democratização da cultura brasileira, permitindo a sua interiorização com o acesso direto aos recursos do Fundo Nacional de Cultura. Minha intenção não é trabalhar só pela aprovação dos projetos que se encontram na comissão, mas lutar, também, pela aprovação dos que tramitam na Câmara, como o PL 5798/09, que cria o vale-cultura, e as propostas que criam o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura, além da inclusão da cultura entre os direitos sociais previstos na Constituição e da destinação de um percentual mínimo de verbas para o setor.

Quais são as propostas que devem provocar mais polêmica?
Entendo que qualquer projeto que vise aumentar ou buscar recursos para a área de educação e cultura por si só já é polêmico e enseja amplo debate. Isso nós faremos na comissão, ouvindo todos os setores envolvidos, desde o Executivo até os profissionais e as entidades civis organizadas. A Comissão de Educação continuará sendo o grande palco de debates de tudo o que envolver os assuntos relativos à área. Para tanto, estaremos presentes também na Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorrerá no período de 28 de março a 1º de abril de 2010. Este é um evento importante, uma vez que vai debater e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação e Cultura, que vai vigorar de 2011 a 2020.

Como o senhor pretende conduzir os trabalhos e os debates em meio a tantos temas polêmicos?
Primeiro, pretendo dar continuidade ao trabalho da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que me antecedeu na presidência, buscando abrir um amplo debate sobre as propostas que se encontram na comissão e trabalhar pela aprovação na Casa dos principais temas que já foram debatidos aqui. Ouvir a sociedade civil organizada do setor educacional será nossa principal meta, principalmente no que diz respeito ao debate em torno do novo Plano Nacional de Educação.

Fonte: Jornal da Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100