Em reunião na quarta-feira (7) como o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), tratou da destinação de recursos para investimentos em piscicultura no Estado de Rondônia.
Valverde tem intermediado apoios para a estimulação da piscicultura no estado, tanto que foram destinados R$ 22 milhões via emenda de bancada para o setor. Valverde sugeriu ao Ministério aplicar esses recursos na compra de equipamentos, tanques escavados, frigoríficos para armazenar e tratar o pescado, capacitação de piscicultores e também na organização de cooperativas para que a produção seja escoada. ” Nossa piscicultura tem se desenvolvido muito e já que vamos ter acesso a saída para o Pacífico, teremos um grande mercado consumidor que são orientais”, disse.
O Ministro Gregolin, que estará este final de semana em Rondônia, informou que está sendo estudada a criação de territórios aqüíferos, no lago de Samuel e em represas das hidrelétricas.
“A criação do território aqüífero que é um espaço de água pública pode ser utilizada de maneira comercial e organizada, tanto que haverá uma licitação para pesca comercial, como também haverá a sessão para as cooperativas e para as colônias de pescadores”, disse, o ministro.
Além das ações junto ao Ministério da Pesca, Valverde também tem sido o interlocutor junto ao BNDES para o financiamento de equipamentos destinado a pesca produtiva.
Assessoria Parlamentar