O fortalecimento da cadeia produtiva da pesca artesanal em Rondônia está entre as principais metas do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) que, em conjunto com o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin estarão levando aos municípios projetos para aquisição de caminhões frigoríficos visando atender a demanda da pesca artesanal e aqüicultura familiar.
Nesse primeiro momento, informou Valverde serão disponibilizadas pelo Ministério 39 unidades mediante termo de permissão e uso. Os veículos terão capacidade de carga variando de 1 a 8 toneladas de pescado.
Conforme o parlamentar poderá cadastrar-se para o uso dos caminhões, entidades privadas, sem fins lucrativos e órgãos da administração pública interessados em impulsionar a pesca no estado.
“A principal dificuldade hoje, sobretudo das cooperativas é quanto ao transporte de sua produção, visto que, muitos ficam a mercê de atravessadores, que só depreciam seu trabalho”, observou Valverde, que considera que a maior dificuldade de
comercialização direta de produtos provenientes da pesca artesanal e aquicultura familiar, pela ação de intermediários acarretam menores rendimentos para os pescadores artesanais e pequenos aquicultores.
Segundo o deputado, nessa etapa, dois municípios rondonienses foram selecionados, sempre baseados nas necessidades regionais, são eles: Guajará Mirim e Pimenteiras do Oeste.
Assessoria Parlamentar