O deputado Valmir Assunção (PT-BA) sugeriu, da tribuna da Câmara, que o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e ex-governador de Minas Gerais, peça desculpas à população brasileira por ter utilizado aviões oficiais do estado para fazer 124 viagens ao Rio de Janeiro.
“Estou chamando atenção para esse fato e sugerindo que ele peça desculpas porque, se fosse uma acusação contra alguém do governo do PT, já lhe teriam tirado o mandato. E a imprensa teria dado uma repercussão tamanha que teria levado o senador a perder o mandato”, criticou.
Os deslocamentos de Aécio Neves para o Rio de Janeiro em avião oficial foram feitos durante 2003 e 2010, período em que esteve à frente do governo mineiro. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo , na última semana, e constam no relatório produzido pelo governo atual de Minas Gerais, comandado por Fernando Pimentel (PT). Os valores das viagens serão informados à Assembleia do estado até outubro.
Valmir Assunção cobrou coerência dos tucanos. “ Queria ver o PSDB também falar sobre a farra das viagens do senador Aécio e pedir desculpas, do mesmo jeito que fala que a presidenta Dilma tem que pedir desculpas”.
O deputado do PT baiano acrescentou que todos sabem que a sede do governo de Minas Gerais é em Belo Horizonte, “mas parece que Aécio Neves queria fazer com que a sede do governo de Minas Gerais fosse no Rio de Janeiro”, ironizou. Ele lamentou ainda o fato de não ver nenhum deputado do PSDB nem do DEM se indignar com essa situação.
Vânia Rodrigues