Ao comentar as últimas pesquisas sobre a avaliação do Governo Dilma, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) criticou o tom alarmista que a grande mídia deu ao resultado. Ele defendeu a Campanha Para Expressar a Liberdade, que coleta assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática, de iniciativa popular.
“Dilma tem 57% de ótimo/bom na avaliação da presidenta. Mais de 18 pontos acima de FHC e 21 pontos acima de Lula. Nos conceitos regular/ruim/péssimo, os seus 42% são 16 pontos menores que FHC e 21 pontos menores que Lula. Vale concluir que os números dos dois primeiros anos do Governo não significam eleições sombrias como querem os senhores da mídia burguesa”, disse o deputado, em discurso proferido na Câmara dos Deputados.
Valmir Assunção ainda lembrou que casos de manipulação acontecem também com a pauta dos movimentos sociais, como a como a reforma agrária, movimento negro, LGBT, estudantil e sindical e elogiou a iniciativa da Campanha Para Expressar a Liberdade.
“Esse projeto, ao contrário do que as empresas de comunicação apregoam, não é um instrumento de censura. É, na verdade, um garantidor da liberdade de expressão para toda a sociedade brasileira e não somente para as 11 famílias que monopolizam os meios de comunicação no Brasil”, disse.
Para o deputado baiano, o caso de manipulação de pesquisa é um exemplo, mas organizações sociais, movimentos, sindicatos não tem sua liberdade de expressão garantida pela mídia brasileira em sua atual forma de organização. “Negros, homossexuais, camponeses também são invisibilizados. Poderíamos então dizer que eles sim são censurados pela grande mídia”, completou Valmir Assunção.
O Projeto de Lei da Mídia Democrática traz dispositivos que impedem a concentração e o monopólio dos meios de comunicação em poucas famílias, garante o direito de antena a organizações sociais, regulamenta o mercado de radiodifusão, além de trazer avanços para as rádios comunitárias e outros tipos de sistema públicos de comunicação. Desde o dia 1° de maio, o projeto está nas ruas para a coleta de assinaturas com o apoio de entidades que compõem o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e organizações como a CUT .
Assessoria Parlamentar