O deputado Valmir Assunção (PT-BA) registrou em plenário a abertura, nesta quinta-feira (22), em Brasília, do Encontro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “O objetivo é fazer um balanço do processo de reforma agrária no Brasil. Estamos falando da Reforma Agrária frente a uma conjuntura de priorização do agronegócio e de avanço das transnacionais nesta aliança com o latifúndio no Brasil”, disse o petista.
Valmir Assunção lembrou que o MST completa 30 anos em 2014 com uma causa justa. “Nunca no Brasil um movimento social conseguiu existir durante tanto tempo. Mas a causa é justa, estruturante, organiza os trabalhadores do campo por justiça social e na defesa da soberania alimentar. É a construção de coletividades em luta, de solidariedade que ultrapassa o nosso território. Construção de experiências na área da produção agroecológica, cultura, comunicação, juventude, educação que trazem novas sociabilidades”, afirmou o parlamentar petista.
Ele acrescentou ainda que também será debatido, durante os três dias do encontro, o planejamento do VI Congresso do MST.
Gizele Benitz