O deputado Valmir Assunção (PT-BA) registrou em plenário a realização nesta segunda-feira (26), em todo o País, de manifestações do Movimento Levante Popular da Juventude, que pede a implementação da Comissão da Verdade. “O que estes jovens fizeram nestas cidades foi demonstrar que não esquecemos de nada. Pelo contrário, estamos exigindo o nosso direito à memória, à verdade”, explicou.
Os jovens organizados pelo Movimento Levante Popular promoveram protestos em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém e Curitiba em ação semelhante a que ocorre na Argentina e no Chile chamada de escracho, quando são realizados protestos para denunciar a participação de agentes dos regimes autoritários em perseguições, torturas e assassinatos. No Brasil, os jovens apelidaram a ação de esculacho.
“Defendo que a Comissão da Verdade publique um relatório com seus achados e dê ampla divulgação, além da transparência de suas atividades. É preciso que reavivemos a nossa memória, que nossa história tenha esse registro e que nossa sociedade saiba cada detalhe de perseguição, tortura contra todos aqueles e aquelas que lutaram por um Brasil livre e democrático”, frisou Valmir Assunção.
Gizele Benitz