Os 5,6 milhões de aposentados que ganham entre um e três salários mínimos poderão contar com um aumento de 7,7% retroativo a janeiro. A informação é do líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator da medida provisória (MP 475/09) que reajusta os benefícios.
De acordo com a proposta anunciada nesta terça-feira (20), os 2,7 milhões que ganham mais de três salários mínimos teriam um aumento de 6,14%. Os 18,2 milhões de aposentados que recebem até um salário mínimo ficam com o reajuste já concedido de 9,6%.
Segundo Cândido Vaccarezza, a correção diferenciada reduz distorções no pagamento dos benefícios. “É socialmente mais justo diminuir as distâncias entre as maiores e as menores aposentadorias”, afirmou.
A proposta está sendo avaliada por líderes da base aliada e técnicos do governo federal. Caso não seja aceita, o mais provável, de acordo com o líder do Governo, é a concessão de um reajuste linear de 7% a todos os aposentados que recebem mais de um salário mínimo. A votação da MP 475/09 está prevista para a próxima terça-feira (27).
Dante Accioly