A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), o projeto de lei (PL 6737/16), do deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) que determina que as instituições financeiras utilizem tecnologia para inutilização de cédulas em caso de arrombamento de caixas eletrônicos. A proposta determina também a instalação de placas nos terminais e na entrada dos bancos informando sobre a existência do dispositivo.
O projeto foi apensado ao PL 9160/17, do Senado, que versa sobre crimes de furto qualificado e de roubo com uso de explosivos e também do crime de roubo praticado com emprego de arma de fogo ou do qual resulte lesão corporal grave. O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) foi o relator da matéria.
Para o deputado Nelson Pelegrino, essa matéria visa a salvaguardar os usuários dos caixas eletrônicos ao coibir os ataques, protegendo clientes e funcionários das instituições financeiras. “Essa medida aprovada é uma contribuição a mais para a segurança pública do país. Tenho certeza que, uma vez concretizada, vai reduzir a zero essa modalidade criminosa”, comemorou o petista.
“Com a destruição das cédulas, evita-se este tipo de crime que costuma envolver armamento pesado e explosivos de grande impacto. O projeto visa à segurança da população brasileira por meio da tecnologia”, argumentou.
Nelson Pelegrino observou que a redução de assalto a caixas eletrônicos e a bancos se dará porque, segundo ele, o aviso de que, naquela agência existe um dispositivo que inutiliza o objeto do roubo, intimidará o meliante. “Quando o bandido chegar terá um aviso. Se ele explodir o caixa eletrônico, ele não vai levar o fruto do roubo porque será inutilizado”, reiterou o deputado.
Benildes Rodrigues