O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) registrou, em pronunciamento no plenário, que a Usina Teles Pires, considerada a maior hidrelétrica de Mato Grosso e a nona maior do Brasil, deverá entrar em operação em novembro próximo. “Com a inauguração dessa usina, de mais quatro que estão previstas no Mato Grosso para os próximos dois anos e outras pelo País afora, com certeza vamos eliminar a ameaça do apagão, o fantasma do apagão e, também, vamos eliminar o terrorismo que parte da mídia faz com relação ao sistema elétrico brasileiro”, afirmou o petista.
A Usina Teles Pires está com as obras concluídas e a capacidade é de 1.820 megawatts. “Ela atenderá mais de cinco milhões de habitantes e será distribuída para todo o país, por meio de linhas de transmissão e subestações que levarão a energia até o Sistema Interligado Nacional. Com um investimento de R$ 5 bilhões, a Teles Pires é uma das maiores hidrelétricas do país em relação ao alto aproveitamento hídrico para geração de energia e sua capacidade em megawatts será a maior do Estado”, explicou o parlamentar petista.
A Usina Teles Pires é um empreendimento de infraestrutura contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Gizele Benitz