Universidades do Paraná com o pires na mão

Em artigo, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) analisa o sucateamento do ensino público, em particular no estado do Paraná. “Não podemos esperar que a situação dos alunos, dos professores, das nossas universidades fique cada vez mais caótica. A educação não pode ser alvo de retaliação, de corte de gastos para equilibrar as contas do governo. As universidades estaduais deveriam ter seus investimentos ampliados, a situação deveria estar melhorando com ampliação de vagas, investimentos em pesquisa e extensão e o apoio a formação superior. Investir em educação é assegurar o desenvolvimento do estado no futuro e não deixar que nossas universidades sigam o caminho contrário e morram à míngua”, diz o texto.

Leia a íntegra:

Universidades do Paraná com o pires na mão

O sucateamento no ensino público superior no estado do Paraná chegou em um patamar insustentável e deixa as universidades com o pires na mão minguando por recursos para situações básicas. Além dos cortes de investimentos, o governo do estado quer tirar a autonomia das instituições, por meio da adesão do chamado Meta 4. O programa é um sistema operacional de despesas de pessoal que, supostamente, serviria para controlar os gastos dos órgãos de administração estadual. Porém, já existem inúmeros mecanismos para isso e fica a desconfiança de que o sistema vise a ingerência política e a limitação administrativa, além da autonomia das universidades.

As universidades estaduais que se negaram a aderir ao sistema, sofrem com a falta de recursos, que atingem desde as bolsas estudantis e até mesmo para a manutenção de serviços básicos dos prédios. Se o Governo do Estado quer fazer ajuste fiscal e equilibrar gastos, deveria cortar dos desperdícios, que nós sabemos que são cada vez mais frequentes no dia a dia do governo do estado do Paraná. Além de toda a desvalorização dos professores e professoras e com a falta de diálogo com estudantes, o governador está bloqueando, agora, os repasses de recursos, em uma tentativa de retaliação a essas entidades.

Mais uma vez, o governo do Estado deixa claro que sua meta é reduzir custos, não importa as consequências e preço a ser pago pelo ensino público. Há anos, percorro os municípios no Paraná e vejo a situação dos prédios, escuto as queixas de alunos e educadores sobre a falta de interesse e de negociação com o poder público estadual.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão no seu direito de defender que sua autonomia orçamentária seja respeitada e que o governo leve em conta a dinâmica própria de cada instituição para isso.

O quadro que se apresenta com as decisões do governo é com universidades com dinheiro bloqueado para despesas mais básicas, como material de consumo; custos com alunos; atividades de ensino; bolsas de graduação; ou qualquer serviço prestado por empresas. É essa a educação de qualidade que o governo estadual apresenta a população do Paraná.

Não podemos esperar que a situação dos alunos, dos professores, das nossas universidades fique cada vez mais caótica. A educação não pode ser alvo de retaliação, de corte de gastos para equilibrar as contas do governo. As universidades estaduais deveriam ter seus investimentos ampliados, a situação deveria estar melhorando com ampliação de vagas, investimentos em pesquisa e extensão e o apoio a formação superior. Investir em educação é assegurar o desenvolvimento do estado no futuro e não deixar que nossas universidades sigam o caminho contrário e morram à míngua.

*Deputado Federal Zeca Dirceu – PT/PR

Foto: Gustavo Bezerra

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex