O governo federal vai liberar R$ 80 milhões para obras no município de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. O dinheiro será aplicado para reconstruir casas destruídas atingidas pelos deslizamentos de terra, realocar famílias que vivem em áreas consideradas de risco e recuperar encostas, principalmente nas áreas mais afetadas pelas chuvas da virada do ano.
Segundo dados da Defesa Civil do Rio de Janeiro, são 20 localidades afetadas, 76 pessoas estão desabrigadas, 2.198 desalojadas e 74 mortes registradas até o momento. Durante encontro realizado no município, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse que o governo federal está à disposição do Rio de Janeiro e da comunidade de Angra dos Reis. “O ministro das Cidades também já se comprometeu a analisar os projetos que serão levados pelo governo do Rio de Janeiro, no sentido de incluir no projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ soluções ainda mais abrangentes para essa questão das moradias, que é o principal problema neste momento”, acrescentou.
No próximo dia 13, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar projetos detalhados de prevenção em áreas de risco para as regiões de Angra dos Reis e Baixada Fluminense, também castigada pelas chuvas.
Portal do PT