UNE inicia Congresso em Goiânia; Idade penal está na pauta dos debates

programacao completa1

Começa em Goiânia nesta quarta (3) o 54º Congresso da UNE, o maior encontro da juventude organizada no país. 10 mil estudantes universitários de todos os 27 estados já estão a caminho da cidade e participam de intensas atividades até domingo (7), quando será eleita a nova presidência da UNE e serão definidos os rumos da entidade no próximo período. O tema do Congresso é “Em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”.

Realizado na Universidade Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o Congresso terá mais de 50 atividades entre debates, grupos de discussão, atos políticos e uma grande passeata. Mais de 60 convidados participam do encontro, entre eles senadores, deputados federais e estaduais, artistas, líderes dos movimentos sociais, escritores, intelectuais e outros representantes da academia.

A UNE está preocupada com a proposta de redução da maioridade no Brasil e esse será o tema da abertura do Congresso, em uma grande arena na Praça Universitária a partir das 19h da quarta. A entidade tem se mobilizado fortemente contra a redução, entendendo que a medida iria somente excluir e castigar ainda mais a população jovem e negra das periferias, sem resolver o problema da violência no país. Entre os convidados dessa roda de conversa está o colunista da revista Carta Capital e historiador Douglas Belchior.

Os debates e disputas de ideias serão intensos a partir da quinta  feira, quando são priorizados temas da conjuntura nacional como o ajuste fiscal do governo federal, o projeto de lei das terceirizações, a reforma política e o fim do financiamento privado de campanhas, a defesa da Petrobras, a democratização dos meios de comunicação e a participação do Brasil no cenário internacional por meio dos BRICS.

Já na sexta-feira, os debates são todos voltados para a área educacional, envolvendo a situação dos professores no Brasil, a luta por mais assistência estudantil para os alunos carentes, a regulação do ensino privado, a implantação do Plano Nacional da Educação e dos 10% do PIB para o setor, a reforma dos currículos universitários e a ampliação da democracia nas instituições de ensino superior.

Na sexta-feira, a UNE realiza uma passeata em protesto contra os cortes do governo federal na área da educação. O ajuste anunciado prevê a retirada de R$9 bilhões do setor educacional.

A UNE realizará um grande ato em defesa da democracia no sábado, às 16h, na Arena Goiânia. Participarão diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o coletivo Fora do Eixo e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

No domingo acontece a eleição da nova diretoria da UNE e da nova presidência da entidade. Quem ganhar as eleições estará à frente de sete milhões de universitários e definirá os rumos e o posicionamento da UNE no próximo período. Já foram presidentes da UNE personagens como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.

54º CONGRESSO DA UNE

DATA: 3 a 7 de junho

LOCAL: Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Arena Goiânia

INFORMAÇÕES: www.une.org.br

 Tags: UNE, Congresso, Goiânia, PT, Câmara

Assessoria Parlamentar
Foto: Site UNE

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100