Um ano de muito trabalho para a deputada Dilvanda Faro na CPOVOS

Deputada Dilvanda Faro. Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

RETROSPECTIVA 2024

O mandato da deputada Dilvanda Faro (PT-PA), na presidência da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS), iniciado em fevereiro deste ano, apresentou tarefas complexas. Todas relevantes para grande parte das populações do campo, das águas e das florestas.

Dilvanda destaca a realização do Seminário Nacional sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Lideranças de vários povos indígenas apresentaram suas demandas para a Câmara dos Deputados, representada pela CPOVOS. O seminário ocorreu concomitante com o Acampamento Terra Livre que reuniu cerca de 8 mil indígenas de 200 povos de todas as regiões e biomas do país, além de uma delegação de lideranças internacionais, com o tema “Nosso Marco é Ancestral: Sempre estivemos aqui”.

Na CPOVOS foram mais de 60 proposições aprovadas, com 35 reuniões entre deliberativas e audiências públicas.

Dentre as proposições de autoria ou coautoria da deputada Dilvanda, destacam-se:

  • Medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar no RS vitimadas pelo evento climático extremo (PL1875/2024);
  • Substitutivo ao PL 4.620/2012 para incluir como beneficiários da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais as quebradeiras de coco babaçu e os atingidos por barragens.
  • O PL 2604/2024, que estabelece nova disciplina para a definição e periodicidade da atualização dos parâmetros, índices e indicadores que informam o conceito de produtividade para as finalidades da política agrária no Brasil, e regulamenta o Parágrafo único do Art. 185 da Constituição Federal, que trata da função social da terra.

Dilvanda apresentou diversas propostas em defesa das mulheres e da família, que poderão mudar a vida de milhares de famílias em todo o País. Conheça algumas delas:

  • PEC 34/2024 que propõe a inserção no Texto Constitucional, da primeira infância como beneficiária de direitos e garantias.
  • Projeto de Lei Complementar (PLP 136/2024) que versa sobre a aplicação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (FUPEN) e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) em órgãos e entidades que implementam ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher nos âmbitos estadual e municipal.

Fator Amazônico

A deputada Dilvanda também encaminhou o PL 1660/2024, que institui o Fator Amazônico como critério de ponderação na formulação e execução de Políticas Públicas de desenvolvimento social, com foco na redução das desigualdades regionais, na dignidade da pessoa humana e na equidade. “O termo ‘Fator Amazônico’ ou ‘Custo Amazônico’ é utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar operações comerciais, infra estruturais ou de serviços na região amazônica do Brasil”, explica a deputada.

COP 30

A COP30 também foi debatida pela CPOVOS, por requerimento da deputada Dilvanda, para uma melhor preparação de argumentos e de participação enquanto representação parlamentar nos espaços da COP. A deputada Dilvanda Faro é a 1ª Vice-Presidenta da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil.

PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100