Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) ocupou a tribuna da Câmara na terça-feira (27) para lamentar a insistência de parlamentares tucanos em não reconhecer a importância do Programa Mais Médicos para o Brasil. O parlamentar frisou que a crítica que a oposição faz à iniciativa da presidenta Dilma e do ex-ministro Alexandre Padilha não corresponde à realidade dos municípios governados pelo PSDB.
“Ao mesmo tempo em que eles criticam o Mais Médicos, vivenciamos experiências de prefeitos tucanos que procuram o Ministério da Saúde em busca de mais médicos para seus municípios”, constatou.
Pedro Uczai lembrou ainda que o programa vai além de levar médicos para as regiões mais carente do País. Ele explicou que a formação de profissionais da medicina é um dos grandes pilares do Mais Médicos. Uczai fez questão de destacar que, só em Santa Catarina, o Governo Federal destinou 250 vagas nas universidades federais para o curso de medicina, distribuídas entre os municípios de Araranguá, Curitibanos, Chapecó e Jaraguá.
“Quando o Mais Médicos está atendendo o povo que mais precisa, associado aos investimentos em construção de Unidades Básicas de Saúde, vemos uma resposta firme, profunda, para atender aos problemas de saúde”, salientou o petista. O deputado fez questão de observar que os tucanos foram os “grandes” responsáveis pela dificuldade financeira do setor, ao retirarem os recursos da saúde, com a extinção da CPMF.
Benildes Rodrigues