O deputado Pedro Uczai (PT-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Microgeração, elogiou em pronunciamento no plenário a realização na Câmara do seminário nacional para debater medidas e políticas públicas para o efetivo aproveitamento dos potenciais hidrelétricos de baixo impacto ambiental e da chamada geração de energia limpa.
“Neste seminário, construímos a Carta de Brasília, que será distribuída, e sugerimos ao Ministério de Minas e Energia e também à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a necessidade de algumas políticas de incentivo às PCHs e à microgeração neste País. Num ano de pouca chuva, num ano de aumento de demanda de energia, esse setor precisa ser incrementado, fomentado e apoiado”, frisou o parlamentar petista.
Ainda de acordo com o deputado Pedro Uczai, o desafio colocado para os dias atuais e futuros é a construção de uma matriz energética com menos impacto social e ambiental. Os países precisam se envolver de forma permanente e efetiva no desenvolvimento sustentável. “Esse seminário teve o objetivo de dialogar e pressionar o governo para, de forma mais agressiva, liberar projetos de pequenas centrais e microgeração”, disse.
Gizele Benitz