Uczai denuncia tentativa de fragilizar movimento estudantil

Pedro Uczai

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) fez um alerta em debate na Comissão de Educação, na semana passada, para mais uma tentativa de enfraquecer o movimento estudantil de todo o país. Tramita na Câmara dos Deputados o PL 7.726/2014 do deputado Admir Camilo (PROS -MG) que pretende retirar da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), dos Centros Acadêmicos e da União Estadual de Estudantes (UEEs) a exclusividade no direito de emitir as carteirinhas estudantis. Essa medida enfraquece o movimento e fere a organização institucional das entidades.

“A padronização da carteirinha facilita a nacionalização do direito da meia-entrada para estudantes. É um direito do estudante que transita pelo Brasil inteiro. O princípio da democracia das entidades estudantis reconhecidas pelo seu papel histórico tem que ser fortalecidas e consolidadas, não fragilizadas. Portanto, reconhecer a UBES e a UNE como os instrumentos legítimos de articulação estudantil, junto com os Grêmios e os Diretórios Acadêmicos, é fortalecer a democracia na sociedade civil”, apontou o parlamentar, que é professor universitário.

O parlamentar lembrou que a própria composição atual do Congresso Nacional abriga ex-líderes estudantis de diferentes ‘matizes ideológicas’. Para ele, fragilizar a UNE e a UBES por razões políticas oportunistas é um equívoco histórico. O parlamentar acredita que essa medida esta no contexto conservador de setores do Congresso Nacional que não aceitam a hegemonia das forças de esquerda nos movimentos estudantis. Porém, essa dianteira é conquistada de forma democrática e com debate junto aos estudantes.

 “O movimento estudantil não parte do princípio da neutralidade, mas sim, da própria disputa do contraditório, que é salutar para a democracia. Quando se quer construir outros instrumentos é pra fragilizar essas entidades estudantis com dimensão nacional. Quero aqui também parabenizar as correntes ideológicas que hegemonizam democraticamente o movimento estudantil. Se comandam as entidades é por que fazem a disputa democrática e convencem a maioria dos estudantes que estão nas salas de aula”, finalizou Uczai. 

 

Assessoria Parlamentar 
Foto: Gustavo Bezerra

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também