Uczai denuncia tentativa de fragilizar movimento estudantil

Pedro Uczai

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) fez um alerta em debate na Comissão de Educação, na semana passada, para mais uma tentativa de enfraquecer o movimento estudantil de todo o país. Tramita na Câmara dos Deputados o PL 7.726/2014 do deputado Admir Camilo (PROS -MG) que pretende retirar da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), dos Centros Acadêmicos e da União Estadual de Estudantes (UEEs) a exclusividade no direito de emitir as carteirinhas estudantis. Essa medida enfraquece o movimento e fere a organização institucional das entidades.

“A padronização da carteirinha facilita a nacionalização do direito da meia-entrada para estudantes. É um direito do estudante que transita pelo Brasil inteiro. O princípio da democracia das entidades estudantis reconhecidas pelo seu papel histórico tem que ser fortalecidas e consolidadas, não fragilizadas. Portanto, reconhecer a UBES e a UNE como os instrumentos legítimos de articulação estudantil, junto com os Grêmios e os Diretórios Acadêmicos, é fortalecer a democracia na sociedade civil”, apontou o parlamentar, que é professor universitário.

O parlamentar lembrou que a própria composição atual do Congresso Nacional abriga ex-líderes estudantis de diferentes ‘matizes ideológicas’. Para ele, fragilizar a UNE e a UBES por razões políticas oportunistas é um equívoco histórico. O parlamentar acredita que essa medida esta no contexto conservador de setores do Congresso Nacional que não aceitam a hegemonia das forças de esquerda nos movimentos estudantis. Porém, essa dianteira é conquistada de forma democrática e com debate junto aos estudantes.

 “O movimento estudantil não parte do princípio da neutralidade, mas sim, da própria disputa do contraditório, que é salutar para a democracia. Quando se quer construir outros instrumentos é pra fragilizar essas entidades estudantis com dimensão nacional. Quero aqui também parabenizar as correntes ideológicas que hegemonizam democraticamente o movimento estudantil. Se comandam as entidades é por que fazem a disputa democrática e convencem a maioria dos estudantes que estão nas salas de aula”, finalizou Uczai. 

 

Assessoria Parlamentar 
Foto: Gustavo Bezerra

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex