O deputado Pedro Uczai (PT-SC) divulgou a informação de que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) vai editar portaria para a contratação, via concurso público, de 880 novos docentes para universidades federais em todo o país. Segundo ele, destas contratações, 40 novos docentes serão para dar início à implantação dos dois novos cursos de medicina da federal no interior do estado de Santa Catarina. A contração de novos professores serão para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),para os campus de Araranguá e de Curitibanos.
Além de autorizar a contratação de professores para ampliar os cursos de medicina, a Presidenta Dilma Rousseff, informou Uczai, anunciou a criação de três mil bolsas para residência médica. Com isso, a meta é a universalização da residência médica até 2018, criando 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência para formação de especialistas.
“A implantação dos dois novos cursos de medicina na UFSC em Santa Catarina estão nesta estratégia de ampliar o atendimento médico especializado no interior do país”, destacou o parlamentar.
“Como educador e deputado federal agradeço a toda a comunidade de Curitibanos e de Araranguá que acreditou e se somou no debate para viabilizarmos esses dois cursos. No momento que de fato efetivamos medicina em Araranguá e Curitibanos, temos que reconhecer que essa conquista não foi apenas ato administrativo da Reitoria da UFSC. A reitora, professora Roselane Nekel, foi a grande parceira, mas a mobilização das lideranças políticas e empresariais das duas cidades foi fundamental para que este momento chegasse”, avaliou Uczai.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara