Esta semana no Palácio do Planalto a presidenta Dilma Rousseff participou de diversos lançamentos de programas do Governo Federal. Outro destaque é em relação ao presidente do PT Rui Falcão, que participou de reunião no Rio de Janeiro para debater a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias (PT/RJ) ao governo do estado.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti ressaltou a importância de votar, o quanto antes, à proposta do Orçamento Geral da União de 2013.
Em São Paulo foi realizado a 1ª. Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo organizado pela Escola Nacional de Formação do PT em parceira com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido. Na ocasião, a ex-ministra Matilde Ribeiro lançou o livro “Políticas de Igualdade Racial” que conta com participação, no prefácio, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Brasília a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes presidida pela deputada federal Erika Kokay realizou na Câmara dos Deputados uma audiência pública com o objetivo de debater a questão das violências sexuais na internet.
A Comissão do Trabalho que também realizou uma audiência que contou com a participação do deputado federal Sibá Machado (PT-AC) que informou a TVPT que a principal preocupação da Comissão é em relação ao comprimento das questões trabalhistas em relação aos trabalhos realizados nas obras das hidrelétricas brasileiras.
E um dos temas polêmicos da semana foi em relação à Medida Provisória 579, que visa à redução das contas de luz dos consumidores residenciais e industriais, encaminhada pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. Recentemente os governos tucanos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná não aderiram ao novo modelo do sistema elétrico proposto pela presidenta Dilma Rousseff, que prevê redução média das contas de luz da ordem de 20,2%.E segundo o líder do PT na Câmara, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), a articulação dos três estados, que controlam as estatais de energia Cesp, Cemig e Copel, visa a prejudicar a população brasileira e as empresas que se beneficiarão da redução da tarifa.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Berlim participou do congresso do sindicato alemão de metalúrgicos, o IG Metall. Na ocasião Lula falou com cerca de 400 representantes sindicais alemães e convidados internacionais e recordou sua trajetória política, de sindicalista a presidente da República. Lula destacou também, que o movimento sindical alemão sempre foi muito solidário com os trabalhadores brasileiros, desde a época das grandes greves do ABC nos anos 80.
(Fabrícia Neves – Portal do PT)