O deputado Fernando Marroni (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (3) para celebrar a condução por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da chapa do PT formada por Gilmar Madruga e Dr. Gilmar para assumir o comando da prefeitura de São José do Norte, no Rio Grande do Sul. O TSE referendou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) que cassou por unanimidade o prefeito Zeny dos Santos Oliveira e o vice-prefeito Francisco Xavier, ambos do PSDB, por “práticas ilícitas” .
Segundo o deputado, o TSE concluiu que os tucanos utilizaram práticas ilícitas de recursos financeiros na campanha eleitoral, ocorrida em 2012. Ele frisou que no processo que condenou os representantes do PSDB, concluiu-se que eles deixaram de prestar contas de R$ 13,5 mil doados por uma empresa de ônibus.
“Uma notícia que deve ser celebrada por todos, principalmente pelo povo nortense. Junto com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, de Rio Grande, Madruga e Gilmar serão agentes políticos importantes na consolidação do Polo Naval de Rio Grande e São José do Norte, que mudou para melhor a realidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul”, comemorou Marroni.
O deputado petista relatou ainda que um ano depois de empossada (2013), a chapa tucana foi cassada em primeira instância e, em novembro de do mesmo ano, foi cassada novamente. Nas duas ocasiões, a decisão unânime foi do TRE (RS) .
Benildes Rodrigues