Tucano destina R$ 1 mi em emendas a entidade dirigida por assessor, diz jornal

PadreJoaoO jornal O Tempo, de Belo Horizonte (MG), publicou matéria, nesta quinta-feira (24), denunciando o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) por destinar emendas que somam um milhão de reais em favor de entidade dirigida por um assessor. Segundo o jornal, a denúncia consta em um dossiê que foi entregue à Controladoria Geral da União, ao Tribunal de Contas da União, à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal.

A reportagem teve acesso ao material e informa que Sérgio Sampaio Bezerra, chefe de gabinete do deputado e seu funcionário desde 2006, é também o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes), entidade que, em 2009, recebeu R$ 1 milhão em emendas de Eduardo Barbosa para realização de 34 eventos regionais e um estadual da rede das APAEs em Minas Gerais.

O XI Congresso Mineiro das Apaes ocorreu entre 12 e 15 de agosto, período oficial de campanha eleitoral, e teve como principal destaque o próprio deputado Eduardo Barbosa. Durante o evento, foram distribuídos prêmios, na forma de um troféu que levou o nome do parlamentar, a organizações e pessoas que realizaram trabalhos relacionados a pessoas com deficiência.

“Especialistas avaliam que a transação ofende princípios constitucionais”, diz a matéria. Para o promotor eleitoral Francisco Amaral, entrevistado pelo jornal, trata-se de “promoção pessoal em período eleitoral”.

Na opinião do deputado federal Padre João (PT-MG), as APAEs fazem um trabalho exemplar em todo o País e não deveriam ser objetivo de tentativa de uso político por quem quer que seja. Para o parlamentar, a denúncia do jornal deve ser apurada com todo o rigor pelos órgãos de controle do Estado. “Deve-se apurar a natureza dos eventos e como os recursos foram utilizados”. Padre João observou que o governo da presidenta Dilma Rousseff, assim como o do ex-presidente Lula, tem sido implacável contra a corrupção, orientando os órgãos de Controle como a CGU e a PF a agir com rigor na apuração e suspeitas de malversação dos recursos públicos.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também