Nos próximos dias, o Ministério da Saúde assinará convênio liberando R$ 7,5 milhões pedidos pela Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatia). Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos e mobiliário para o Instituto do Câncer Infantil e o Hospital Pediátrico, que têm inauguração prevista para março.
A liberação dos recursos contou com o empenho do deputado Geraldo Magela (PT-DF) junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Se não fosse a persistência dele [Magela], teríamos a virada de mais um ano sem esses recursos”, afirmou a presidente da entidade, Ilda Peliz.
A inauguração do Hospital vai triplicar a capacidade de atendimento a crianças com câncer no Distrito Federal. A capacidade média anual de consulta de especialidades pediátricas deve subir de 23.040 para 69.120, enquanto as consultas de oncologia e hematologia serão incrementadas em 70%. Para isso, a Abrece pretende investir no empreendimento mais R$ 4,5 milhões, que virão de outras fontes de financiamento, entre as quais a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
A prioridade será para a área de oncologia, mas o Hospital também prestará assistência a crianças com outras enfermidades. Também serão oferecidos serviços de cirurgia ambulatorial, endoscopia, ultrassonografia e hemodiálise exclusivos para crianças.
Assessoria Parlamentar