Transpetro lança ao mar primeiro navio do Promef; operária será a madrinha

estaleiroO presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (7) do lançamento e batismo do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Trata-se do primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em 13 anos.

O navio do tipo Suezmax tem 274 metros de comprimento, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e será batizado João Cândido, que liderou a chamada Revolta da Chibata em 1910, contra contra os castigos físicos sofridos pelos marinheiros negros na Marinha de Guerra. O petroleiro faz parte de uma lista da Transpetro, que encomendou 49 embarcações a estaleiros nacionais, dentro da estratégia do governo Lula de gerar empregos no Brasil, ao contrário do que ocorria no governo FHC (1995-2002), que priorizava compras no exterior.

A madrinha do navio João Cândido é a funcionária Josenilda Maria da Silva, 32 anos, da 1ª Turma de operários. Josenilda é soldadora, casada com um maçariqueiro, que também trabalha para uma empresa fornecedora do Estaleiro. Ao invés de escolher uma madrinha-celebridade, a Transpetro optou por uma personagem comum, que fez parte da construção do primeiro navio made in Pernambuco.

RITUAL – O batismo e lançamento ao mar é o momento mais emblemático da construção de um navio. Na ocasião, a madrinha quebra uma garrafa de champanhe no costado do navio e deseja felicidades à embarcação e a sua tripulação. A cerimônia será acompanhada por cerca de 5.000 convidados.

Convidado da Transpetro, o filho do almirante negro, Adalberto Cândido (conhecido como Candinho), desembarca nesta quinta-feira em Pernambuco, junto com sua esposa, Nadir dos Santos Cândido, para acompanhar a cerimônia de batismo e lançamento ao mar do petroleiro.

Participam também da cerimônia o presidente da Petrobras,José Sergio Gabrielli, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e vários ministros.

Com informações da Transpetro e do Jornal do Commercio

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também