Trabalhador não poderá aplicar FGTS no pré-sal, afirma Dilma

O uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aumentar o capital da Petrobras não está previsto no marco regulatório do pré-sal. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a possibilidade de o trabalhador destinar parte do FGTS para financiar a exploração do petróleo na camada pré-sal não está contemplada nas medidas a serem enviadas ao Congresso.

De acordo com a ministra, como acionistas minoritários, os trabalhadores que compraram ações da Petrobras em 2000 terão direito a financiar o aumento de capital da empresa, mas eles terão de fazer isso com recursos próprios. “O trabalhador que usou o FGTS no passado terá de capitalizar a Petrobras com dinheiro próprio”, disse Dilma, ao detalhar a regulamentação do pré-sal.

Em determinado momento, ressaltou Dilma, a Petrobras convocará os acionistas para a subscrição (aumento) de capital. O uso do FGTS para fazer a operação, no entanto, está vedado. “Não foi contemplada a possibilidade de esses acionistas utilizarem recursos do FGTS para a subscrição”, alegou.

Segundo a ministra, o projeto prevê ainda uma reavaliação do valor das reservas a cada 24 meses. Caso o valor da exploração das reservas no pré-sal supere o preço estabelecido no contrato de exploração, o Tesouro Nacional pagará a Petrobras. Na situação contrária, caso o preço definitivo seja menor que o estabelecido anteriormente, a Petrobras devolverá o excedente aplicado ao Tesouro por meio de títulos públicos.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, explicou que a União e a Petrobras fecharão um contrato para o início da exploração do petróleo na camada pré-sal até 12 meses depois de o valor do barril do óleo ser definido por uma empresa independente com aval da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A reavaliação, destacou ele, só viria após a cotação ser fixada.

Numa primeira etapa, explicou Barbosa, a União autoriza a Petrobras a extrair 5 bilhões de barris de óleo, cujo valor do barril precisa ser determinado pela certificadora independente. Posteriormente, os valores serão analisados, mas o secretário afirmou que o governo pode até antecipar a primeira reavaliação. “O projeto apenas fixa o limite de reavaliação em 24 meses, mas o governo pretende fazer essa análise o quanto antes”, declarou.

Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100