Mais 239 passageiros e três pets foram resgatados pelo governo Lula da zona do conflito entre o Hezbollah e o exército israelense; avião da FAB pousou às 4h15 desta sexta-feira (25) em Guarulhos (SP);
A Operação Raízes do Cedro concluiu seu oitavo voo às 4h15 desta sexta-feira (25), com o pouso, em Guarulhos (SP), da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou mais 239 brasileiros e familiares, incluindo 19 crianças de colo, além de três animais domésticos, da zona do conflito entre o Hezbollah e o exército israelense, no Líbano. Já são 1.877 as pessoas que pediram para ser trazidas ao Brasil e foram atendidas pelo governo Lula.
O Itamaraty afirmou que recebeu cerca de três mil solicitações para embarque de repatriações.
A Operação Raízes do Cedro é promovida pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, teve início em 5 de outubro, com o acirramento do conflito no Oriente Médio.
O primeiro voo pousou no Brasil no dia 6 de outubro, com 228 passageiros e três pets. O grupo foi recebido pelo presidente Lula, na Base Aérea de Guarulhos.
A operação conta também com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Possibilidade de novos voos
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, mantém contato com brasileiros e seus familiares próximos para atendimento de assistência consular, verificação da necessidade de organizar os voos de repatriação.
O governo brasileiro ainda ressalta o alerta para as orientações de segurança das autoridades libanesas, sendo que aqueles com disponibilidade de recursos procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de 26 voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines.
Os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 61 98313-0146.
Da Redação da agência PT, com Agência Brasil e MRE