Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (23), o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. O título é o 27º honoris causa recebido pelo ex-presidente. “A instituição te honra, e você, presidente, honra esta universidade, disse Gonzalo Gomes Dacal, catedrático de educação que foi o padrinho da indicação de Lula para receber a honraria de doutor honoris causa em educação e filologia, pelo papel no seu governo em promover a língua espanhola, adotada no ensino brasileiro.
Em seu discurso, Lula falou sobre a emoção de receber o título de uma universidade tão tradicional, com quase 800 anos de idade, e de como o Brasil tem nos últimos 11 anos lutado para avançar na educação, após séculos de atraso, com programas como o Reuni, o Prouni e o FIES, que ampliaram o acesso dos estudantes ao ensino superior. “Tivemos que enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo brasileiro”.
O ex-presidente ressaltou, por exemplo, o aumento do número de estudantes universitários em 11 anos, de três milhões para sete milhões de estudantes e o fato de ter triplicado o orçamento federal para a educação, entre 2003 e 2013.
A universidade de Salamanca tem mais de 300 estudantes do Brasil, em cursos de graduação e pós-graduação, incluindo cerca de 50 estudantes do programa Prouni Internacional.
Instituto Lula