O jornal The Guardian publicou na sessão de “cartas” um manifesto em solidariedade ao ex-presidente Lula. O texto sinaliza que o petista sofre perseguição por parte de membros da força-tarefa da Lava Jato que, após anos de investigação, ainda não conseguiram levantar provas de corrupção envolvendo Lula. A carta é assinada por intelectuais e políticos do Reino Unido e aponta que o motivo para a caçada a Lula é sua popularidade e condições de ser eleito presidente da República novamente, em 2018.
Leia abaixo:
Em solidariedade ao Lula do Brasil
Após o impeachment antidemocrático de Dilma Rousseff do cargo de Presidente do Brasil (Reportagem, 24 de dezembro), por meio de um processo ilegítimo no qual 62 senadores revogaram o voto de 54 milhões de eleitores, existe uma campanha de difamação sem precedentes contra o ex-presidente Lula. Esse “julgamento midiático” é uma tentativa de evitar que Lula participe do processo eleitoral.
Sendo uma figura altamente popular por consequência das reformas que tiraram milhões da pobreza, Lula é considerado um possível candidato à presidência nas eleições de 2018. Ao investigar Lula, os promotores não foram capazes de detectar qualquer atividade ilegal. Apesar disso, eles o submeteram a inúmeras restrições e detenções arbitrárias, que levaram à abertura de uma investigação na ONU devido ao receio de que seus direitos tenham sido violados. Nós, signatários, nos opomos a essa campanha orquestrada contra Lula e nos solidarizamos com aqueles que lutam pela democracia e pelo progresso social no Brasil.
Chris Williamson – Labour Friends of Progressive Latin America and former MP
Roger Godsiff – MP
Grahame Morris – MP
Elaine Smith – MSP
Neil Findley – MSP
Baroness Jean Corston
Lord Martin O’Neill
Lord David Lea
Len McCluskey -General secretary, Unite the Union
Tim Roache -General secretary, GMB
Kevin Courtney -General secretary, NUT
Manuel Cortes -General secretary, TSSA
Mick Whelan- General secretary, Aslef
Ronnie Draper -General secretary, BFAWU
Roger McKenzie -Assistant general secretary, Unison
Owen Tudor- Head of European Union and international relations, TUC
John Hendy QC- Queen’s Council barrister, Old Square Chambers
Ann Pettifor- Economist
Dr Julia Buxton -School of Public Policy, Central European University
Dr Francisco Dominguez -Head of Latin American studies, Middlesex University
Salma Yaqoob- Activist
Matt Willgress -Editor, No Coup in Brazil
Linha Direta