Tereza Campello: Capa da IstoÉ nos faz refletir sobre os abusos diários sofridos pelas mulheres

TerezaCampelo Gustavo

“Tudo bem não concordar com as decisões tomadas por Dilma enquanto governante, mas agredi-la em sua condição de mulher é intolerável”, diz, em artigo, a  ministra do Desenvolvimento Social. Confira a íntegra:

Por Tereza Campello*

A capa da revista IstoÉ do último sábado não é uma afronta apenas à presidenta do país, mas a todas as mulheres que ocupam e “ousam” sonhar em ocupar cargos de chefia na nossa sociedade. O estereótipo negativo de “louca” e “descontrolada” recai sempre contra as mulheres. Nos homens, demonstrações de raiva e frustração são vistas como sinal de força e poder. Dilma não é a primeira a ser atingida por esse tipo de publicação no mundo, Michelle Obama, Angela Merkel e Cristina Kirchner já foram, também, descritas como loucas por uma imprensa irresponsável que, ao invés de cumprir o seu papel de informar com responsabilidade, atua para reforçar preconceitos que são prejudiciais a todos nós, mas que atingem ainda mais duramente as mulheres.

Tudo na capa da IstoÉ é falso. Para além do texto sem cabimento, a foto usada como um retrato do “descontrole” foi tirada enquanto Dilma discursava no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em 2013. No discurso, ela falava sobre um assunto que é muito caro aos brasileiros e a mim, pessoalmente: o combate à fome. E é justamente quando defende a autonomia e empoderamento de outras mulheres que é tratada como descontrolada.

A IstoÉ e sua irresponsabilidade, além de reforçar o debate sobre os rumos que o jornalismo vem tomando no Brasil, ainda nos faz refletir sobre os abusos diários sofridos pelas mulheres. A prática de classificar uma mulher como louca e basear suas ações em disfunções hormonais ou características que foram atribuídas de forma equivocada e preconceituosa ao gênero feminino, é chamada de Gaslighting e é muito mais comum do que a gente imagina, estando presente na maioria dos relacionamentos abusivos.

Tudo bem não concordar com as decisões tomadas por Dilma enquanto governante, mas agredi-la em sua condição de mulher é intolerável. Machistas, sexistas e misóginos não passarão!

*Ministra do Desenvolvimento Social

Publicado na revista Fórum

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex