“Tempos sombrios”: Raduan Nassar denuncia o golpe ao receber prêmio e é elogiado por Dilma e parlamentares

raduan nassar premio

Após receber o prêmio Luís de Camões, oferecido pelos governos de Brasil e Portugal a grandes nomes da literatura lusófona, nesta sexta-feira (17), o escritor Raduan Nassar fez duro discurso no qual denunciou o golpe contra a democracia brasileira com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, em agosto do ano passado. Na solenidade, realizada em São Paulo, Raduan Nassar também criticou as medidas dos golpistas que “configuram por extensão todo um governo repressor: contra o trabalhador, contra aposentadorias criteriosas, contra universidades federais de ensino gratuito, contra a diplomacia ativa e altiva de Celso Amorim”.

O escritor elogiou Portugal, representado no ato pelo embaixador Jorge Cabral, e se disse “fascinado” pelo país, que visitou em 1976, logo após a Revolução dos Cravos. “Além de amigos portugueses, fui sempre carinhosamente acolhido pela imprensa, escritores e meios acadêmicos lusitanos”, ressaltou.

“Infelizmente, nada é tão azul no nosso Brasil”, lamentou, antes de iniciar uma série de críticas a personagens e fatos do enredo do golpe consumado em 2016, mas urdido desde as primeiras horas após o resultado final das urnas na eleição de 2014.

“Vivemos tempos sombrios, muito sombrios: invasão na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo; invasão na Escola Nacional Florestan Fernandes; invasão nas escolas de ensino médio em muitos estados; a prisão de Guilherme Boulos, membro da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua. Episódios todos perpetrados por Alexandre de Moraes”, listou o escritor, que não poupou da avaliação negativa o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal.

“Mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto, e continua amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal. Prova da sustentação do governo em exercício aconteceu há três dias, quando o ministro Celso de Mello, com suas intervenções enfadonhas, acolheu o pleito de Moreira Franco. Citado 34 vezes numa única delação, o ministro Celso de Mello garantiu, com foro privilegiado, a blindagem ao alcunhado ‘Angorá’. E acrescentou um elogio superlativo a um de seus pares, o ministro Gilmar Mendes, por ter barrado Lula para a Casa Civil, no governo Dilma. Dois pesos e duas medidas”, apontou.

“É esse o Supremo que temos, ressalvadas poucas exceções. Coerente com seu passado à época do regime militar, o mesmo Supremo propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado. O golpe estava consumado!  Não há como ficar calado”, encerrou Raduan Nassar, provocando a ira do ministro golpista e ex-comunista Roberto Freire.

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu a grandeza do artista e registrou seu apoio à manifestação. “Parabéns, Raduan Nassar, pelo Prêmio Camões de literatura e pela coragem de ‘não ficar calado’ diante do golpe e dos desmandos do governo ilegítimo”, escreveu a presidenta em sua página no Facebook.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi um dos que elogiou o premiado autor. “Raduan Nassar denunciando o golpe na cara do golpista Roberto Freire lava a nossa alma e é dever de todo democrata do Brasil!”, disse Pimenta em sua conta no Twitter.

“Daria tudo pra ver a cara de tacho do ministro golpista Roberto Freire diante de Raduan Nassar denunciando o golpe! Quero dizer ao governo golpista que não troco um Raduan nem por 10 Freires!”, ressaltou, também no Twitter, o deputado Zé Geraldo (PT-PA). A contundência do episódio fez o nome do escritor figurar por várias horas como o assunto mais comentado do Twitter no Brasil.

Assista ao discurso de Raduan Nassar registrado pela Mídia Ninja:

https://www.facebook.com/falavalmir/posts/1326978530670925

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também