Presidenta nacional do PT divulgou vídeo em que defende a decisão do governo federal de revogar norma sobre Pix, afirmando que o objetivo foi conter os danos causados à população pela desinformação disseminada pela extrema direita;
A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), divulgou vídeo em que defende a decisão do governo de revogar a norma de monitoramento do Pix pela Receita Federal, que foi alvo de mentiras e várias fake news divulgadas pela oposição bolsonarista.
“O presidente Lula fez certo ao mandar revogar a medida envolvendo o PIX, não porque o ‘fakeNicolas’ e a sua turma bolsonarista tinham razão, mas porque a quantidade de mentiras e a exploração do medo das pessoas tomou um volume tão grande que estava causando problema na vida delas e na economia popular”, denuncia Gleisi.
Leia mais: AGU aciona PF para investigar disseminadores de mentiras sobre Pix
A parlamentar prossegue: “Muita gente estava deixando de usar o Pix, outros estavam cobrando taxas para vender produtos ou serviços pelo Pix, em uma quantidade grande de golpes utilizando o nome da receita para cobrar taxa das pessoas. Se a medida no início foi mal comunicada e perdeu-se a batalha da comunicação, é outra história. Tem de se avaliar no governo e corrigir. O que não podia era deixar que a balbúrdia criada pela oposição afetasse a vida das pessoas. Governo tem responsabilidade e agiu assim, revogando a medida para que parasse a onda de explorar o medo das pessoas e prejudicá-las”.
MP reafirma gratuidade do Pix
No vídeo, Gleisi aborda também a publicação, pelo presidente Lula, de uma Medida Provisória que reforça a gratuidade das operações com Pix e as equipara às realizadas com dinheiro, com o objetivo de evitar qualquer tipo de exploração e de manipulação sobre o assunto.
“O governo publicou uma nova medida, uma Medida Provisória que vai ao Congresso para deixar claro quatro coisas. Primeiro, é crime qualquer fornecedor de produtos ou serviços cobrar taxa, preço maior, valor ou encargo em vendas pagas com o PIX. Segundo, o PIX equipara-se a pagamento em dinheiro. Terceiro, não incide imposto, taxa ou contribuição no uso do PIX. E quatro, garante-se a total privatidade dos dados e transações financeiras dos usuários do PIX”, destaca Gleisi.
Enfrentamento da extrema direita
A deputada afirma ainda que a oposição bolsonarista vai continuar explorando o assunto para tentar obter ganhos políticos já de olho nas eleições de 2026. Ela convoca a população para enfrentar esse debate com firmeza.
Leia mais: Mentiras sobre Pix podem configurar crime contra a economia popular, avisa Haddad
“Eles já começaram a disputar as eleições de 26. Nós temos de ser firmes e enfrentar esse debate, desmascarando as mentiras. Vamos lembrar que não é a primeira vez que eles fazem isso. Vocês lembram que fizeram contra as vacinas? Diziam que as pessoas iam virar jacaré? Lembram que diziam que o Lula ia acabar com Bolsa Família? Que ia fechar igrejas e prender pastores? Que criaria banheiros unissex nas escolas? Que as urnas eletrônicas eram fraudadas? Articularam até um golpe contra o Lula e um plano para assassiná-lo. É com essa gente que estamos lidando”, alerta a presidenta do PT.
Gleisi finaliza o vídeo reafirmando que o PT e o governo não temem as mentiras criminosas dos bolsonaristas. “Não temos medo. Já vencemos mentiras antes e vamos vencer mais essa. Com determinação e enfrentamento. Porque o nosso compromisso é com o Brasil e com o povo brasileiro”, enfatiza.
Confira a íntegra do vídeo da presidenta Gleisi Hoffmann:
Redação da Agência PT